Metacrilato com certificação exclusiva e original, que garante alta durabilidade.
Desde 2013 já produzimos quadro em metacrilato para artistas, fotógrafos, feiras e instituições exigentes, como SESC, Galeria Nara Roesler, Museu de Arte do Rio (MAR), SP Arte, SP Foto, Art Rio, Art Lima e diversas galerias de arte.
Somos pioneiros na impressão em metacrilato, com 13 anos de experiência.
Por tratar-se de uma técnica de produção relativamente nova, é preciso certificar-se do processo utilizado, pois há técnicas que não garantem a estabilidade e longevidade.
De acordo com os principais artigos e relatórios internacionais sobre conservação e metacrilato, novos processos devem ter um estudo à longo prazo, pois cada tecnologia de impressão, tipo de aplicação, substratos e materiais utilizados têm suas características distintas.
Metacrilato é uma impressão de fotografia ou artes aplicada no acrílico. O processo original, criado em 1969 pelo suiço Heinz-Sovilla, é conhecido como Diasec.
Neste processo é utilizado um polímero de borracha de silicone para unificar de forma definitiva a impressão no acrílico.
A Arquitetura da Arte é especialista em metacrilato. Trabalhamos com impressão fine art e polímeros neutros, método que garante maior qualidade de impressão, selagem definitiva e preservação da fotografia ou artes.
Realizamos todo o serviço: do tratamento da imagem à impressão e produção, garantindo o padrão de qualidade em todo processo.
Somos a única empresa do Brasil com mais de 10 anos de experiência em metacrilato e certificação exclusiva, que garante um processo 100% eficaz.
A produção da fotografia em metacrilato envolve diversos materiais importados e nacionais, é imprescendível se atentar à qualidade do acrílico. Atualmente, os melhores acrílicos para produção do metacrilato são os importados, pois têm uma durabilidade maior em comparação aos nacionais, além de oferecer maior planicidade em sua espessura e excelente transparência.
Para obter-se a melhor qualidade do quadro em metacrilato para fotografias e artes deve utilizar acrílico cast-cristal importado, sendo um fator determinante no padrão Fine Art, típico de museus e galerias de arte.
Há alguma impressão ou papel desenvolvidos exclusivamente para produzir metacrilato?
Não. Nenhuma produtora de papéis, como Kodak, Fuji, Canson ou Hahnemuhlle, por exemplo, desenvolveu algum tipo de papel específico para essa finalidade. Cada papel tem suas especificações (datasheet) e nenhum papel há em seu descritivo oficial que foi produzido especialmente para metacrilato. Caso alguma empresa afirme isso, desconfie e peça o datasheet original do fabricante para comprovar esta especificação.
Na hora de escolher o papel e tipo de impressão, o importante é saber suas características, já que ambos vão ser a base da qualidade de imagem e longevidade do seu quadro em metacrilato.
Há alguns anos os artistas, fotógrafos, galerias e museus adotaram a impressão à base de pigmentos minerais como padrão, por oferecer maior gama de cores, contrastes e garantia de estabilidade e durabilidade pelos próprios fabricantes de tintas e papéis. Esta é a impressão utilizada na Arquitetura da Arte.
Abaixo alguns links para você saber mais sobre os tipos de impressões:
> Fotografia Fine Art. Próspera e exigente. Artigo da revista Tecnologia Gráfica.
> A melhor impressão possível, de Geraldo Garcia.
> Pigment or Inkjet Prints versus Digital C-Prints, Nickelson Editions (em Inglês).
> The Ultimate Guide To digital Printing: Inkjet Prints VS. C-Prints, Breathing Color (em Inglês).
Impressão direta: É uma tecnologia muito utilizada no segmento de comunicação visual e publicidade, para altas tiragens. O prazo de produção é mais rápido. No entanto a qualidade de impressão e da fotografia ficam bem inferiores aos processos de impressão em papel, principalmente quando comparado à impressão Fine Art.
A imagem fica com baixa gama de cores, já que a grande maioria das impressoras possuem 4 a 6 cartuchos, este método pode apresentar estrias na impressão (mais acentuado em degradês e cores chapadas) e a durabilidade ainda é questionável, pois não há grandes estudos sobre este tema.
Colar a print com uso de dupla-face: a qualidade fica razoavelmente boa. A imagem é impressa em papel, posteriormente é colada no acrílico através de dupla-face conhecida como óptica.
Visualmente o trabalho fica bonito, mas com altíssima probabilidade de ocorrer sérios problemas em um curto espaço de tempo. O surgimento de bolhas é alto, pois umidade relativa do ar, calor e variação de temperatura podem estragar a peça para sempre. Em alguns casos, o efeito "casca de laranja" fica evidente neste método de aplicação, pois o filme não funde a imagem no acrílico. Algumas empresas começaram a trabalhar com este processo, mas desistiram logo em seguida.
Existem no mercado alguns perfis para montar o verso do metacrilato e pendurá-lo sem moldura, proporcionando uma montagem clean, contemporânea e sem nenhuma borda, apenas a imagem flutuando na parede.
Assim, apenas a própria imagem fica em evidência.
Chassis de alumínio anodizados fixados por pressão são os que oferecem melhor acabamento. Rebites, parafusos ou soldas aparentes empobrecem o verso do metacrilato.
O sistema de pressão resulta em um perfil resistente e prático para se instalar, basta fixar dois parafusos e pendurar a peça sem se preocupar em casar furos.
O quadro em metacrilato possibilita expor a obra de arte de maneira flutuante na parede, com 2,5cm de afastamento.
Vale ressaltar que, além do design flutuante, o metacrilato tem maior qualidade de impressão e alta durabilidade.
A melhor maneira de limpar é com uso de um espanador ou álcool isopropílico, utilizando sempre pano de micro-fibra bem macio para não riscar o acrílico.
No entanto não é aconselhável limpar frequentemente porque todo solvente ataca a estrutura química do acrílico, prejudicando suas propriedades ópticas. Nunca utilize produtos de limpeza doméstica nem álcool comum, pois são abrasivos e podem danificar seu metacrilato.